Escola
Municipal José Bonifácio
Série: 1° 2°
e 3° ano
Professores:
Carine de Andrade Santos e Geoge da Costa Barreto
Sequência Didática
A Fábula a cigarra e a formiga
Descrição:
O planejamento traz a fábula "A cigarra e a
formiga", o que possibilitará o docente desenvolver reflexões sobre a
fábula como instrumento de comunicação, sendo um rico recurso de identificação
de sua estrutura.
Tempo de
duração:
De 23.09 a
27.09.2013
Área:
Português /
Ciências
Conteúdos:
Gênero
textual fabula;
Estrutura
textual: personagens, ações, enredos e cenários;
Formação de
palavras;
Classificação
das silabas;
Segmentação
de palavras;
Produção de
fabula;
Objetivos:
Identificara
arte e a literatura como instrumentos de comunicação;
Desenvolver
atenção para a leitura compartilhada;
Identificar
personagens, cenários, enredos e ações;
Compreender
a importância do gênero textual fabula para compreensão do conteúdo abordado;
Possibilitar
a construção do hábito de ouvir histórias e sentir o prazer nas situações que
envolvam leitura;
Vivenciar
situações de leitura compartilhada;
Interpretar
a fabula lida;
Desenvolver
habilidade para criar novos finais para as histórias;
Sequência
Didática:
1º momento:
O que é fábula?
Iniciar a
aula fazendo uma roda de conversa com os alunos. Questionando: “Vocês sabem o
que é uma fábula”? Já ouviram alguma? Sabem dizer qual a diferença entre uma
fábula e um conto de fadas. Falar que ao final de toda fábula, tem a moral da história
(contaro que seria essa moral).
2º momento:
Contato com a fábula
Assistir o
vídeo da fabula na TV , logo após realizar a leitura da fabula no livro
analisando a diferença das histórias. Logo após, a fábula “A cigarra e a
formiga” serapresentada. Questionar os estudantes sobre aspectos gerais, como:
“Onde se passa a história? Qual o tema central da fábula? Qual a principal ação
das personagens? Quais são os personagens da fábula? E o enredo?”. Discuta com
eles sobre os aspectos literários do gênero. Haverá a possibilidade de
explorar: como os personagens, que são animais, representam pessoas e como as
atitudes deles são muito parecidos às humanas.
Feito isso,
construa, junto com a turma, um registro das principais características da
fábula sugerida.
3º momento:
Atividade
Realizados
os dois primeiros momentos, entregaras atividade que se encontra em anexo, caça
palavras, cruzadinha, historia em quadrinhos , correspondência. Com essas atividades,
os estudantes poderão identificar aspectos constitutivos da fábula, como:
personagem, cenário, enredo e ação.
4º momento:
Recriação da fabula
Os alunos se
reunirão em equipes para criar outros finais para fabula, logo após serão
produzidos livretos ilustrados com a produção dos alunos que serão expostos na
sala de aula.
5º momento:
Apresentação da fabula
Através de
teatro de fantoches os alunos apresentarão a fabula a Cigarra e a formiga que
ouviram do livro e as com os finais criados por eles.
Avaliação:
Será avaliado a todas as participações orais e escritas,
atenção, o levantamentosobre os conhecimentos prévios sobre as fábulas.
Analisar se eles conhecem esse gênero literário, a criatividade e os
desenvolvimentos das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário