terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sequência didática da professora Carine


Escola Municipal José Bonifácio
Série: 1° 2° e 3° ano
Professores: Carine de Andrade Santos e Geoge da Costa Barreto


Sequência Didática
A Fábula a cigarra e a formiga
Descrição:
O planejamento traz a fábula "A cigarra e a formiga", o que possibilitará o docente desenvolver reflexões sobre a fábula como instrumento de comunicação, sendo um rico recurso de identificação de sua estrutura.
Tempo de duração:
De 23.09 a 27.09.2013
Área:
Português / Ciências
Conteúdos:
Gênero textual fabula;
Estrutura textual: personagens, ações, enredos e cenários;
Formação de palavras;
Classificação das silabas;
Segmentação de palavras;
Produção de fabula;
Objetivos:
Identificara arte e a literatura como instrumentos de comunicação;
Desenvolver atenção para a leitura compartilhada;
Identificar personagens, cenários, enredos e ações;
Compreender a importância do gênero textual fabula para compreensão do conteúdo abordado;
Possibilitar a construção do hábito de ouvir histórias e sentir o prazer nas situações que envolvam leitura;
Vivenciar situações de leitura compartilhada;
Interpretar a fabula lida;
Desenvolver habilidade para criar novos finais para as histórias;

Sequência Didática:

1º momento: O que é fábula?

Iniciar a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos. Questionando: “Vocês sabem o que é uma fábula”? Já ouviram alguma? Sabem dizer qual a diferença entre uma fábula e um conto de fadas. Falar que ao final de toda fábula, tem a moral da história (contaro que seria essa moral).

2º momento: Contato com a fábula

Assistir o vídeo da fabula na TV , logo após realizar a leitura da fabula no livro analisando a diferença das histórias. Logo após, a fábula “A cigarra e a formiga” serapresentada. Questionar os estudantes sobre aspectos gerais, como: “Onde se passa a história? Qual o tema central da fábula? Qual a principal ação das personagens? Quais são os personagens da fábula? E o enredo?”. Discuta com eles sobre os aspectos literários do gênero. Haverá a possibilidade de explorar: como os personagens, que são animais, representam pessoas e como as atitudes deles são muito parecidos às humanas.
Feito isso, construa, junto com a turma, um registro das principais características da fábula sugerida.

3º momento: Atividade

Realizados os dois primeiros momentos, entregaras atividade que se encontra em anexo, caça palavras, cruzadinha, historia em quadrinhos , correspondência. Com essas atividades, os estudantes poderão identificar aspectos constitutivos da fábula, como: personagem, cenário, enredo e ação.

4º momento: Recriação da fabula
Os alunos se reunirão em equipes para criar outros finais para fabula, logo após serão produzidos livretos ilustrados com a produção dos alunos que serão expostos na sala de aula.
5º momento: Apresentação da fabula
Através de teatro de fantoches os alunos apresentarão a fabula a Cigarra e a formiga que ouviram do livro e as com os finais criados por eles.

Avaliação:

Será avaliado a todas as participações orais e escritas, atenção, o levantamentosobre os conhecimentos prévios sobre as fábulas. Analisar se eles conhecem esse gênero literário, a criatividade e os desenvolvimentos das atividades.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário