sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PROPOSTA DE FORMAÇÃO 3º ANO


1º momento (4 horas)
1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as expectativas e os conhecimentos
e opiniões sobre o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.
2 – Discutir sobre as informações gerais do Programa / explorar o material.
3 – Fazer contrato didático.
4 – Ler texto para deleite: Abrindo caminho, de Ana Maria Machado. São Paulo: Ática,
2006.
5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”.
6 – Ler o texto 1 (Ponto de partida: currículo no ciclo de alfabetização); discutir sobre a
questão: que ações/atitudes são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize
pautado pelos princípios da inclusão? Tais ações/atitudes foram comuns nas experiências
vivenciadas pelo grupo em seus tempos de estudante? Têm sido comuns em suas
experiências como professoras?
7 - Analisar livros didáticos; selecionar algumas atividades e relacionar aos

direitos de aprendizagem descritos nos quadros da seção Compartilhando.
(Livro didático)

2º momento (4 horas)


1 – Ler texto para deleite: Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. (acervo do PNBE 2010)

2 – Ler o texto 2 (Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental);
fazer um esquema com as ideias principais.
3 – Ler em grupo os quadros de direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa; analisar
o instrumento de avaliação disponível no Portal, para identificar quais direitos de aprendizagem
estão contemplados no instrumento.
4 – Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil
da turma.
5 - Assistir ao Programa “Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em
www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.




Tarefas (para casa e escola):
- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa e o documento
curricular da sua Rede de Ensino.
- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal, preencher o quadro de acompanhamento
de aprendizagem e o quadro de perfil da turma.
- Escolher um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de leitura” e elaborar uma questão
a ser discutida pelo grupo (escolher coletivamente o texto a ser discutido).

3º Momento (4 horas)

1 – Ler texto para deleite: Rápido como gafanhoto, de Audrey Wood. São Paulo: Brinque-Book, 1999.

2 – Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre o documento curricular da secretaria
e a proposta de direitos de aprendizagem inserida na seção Compartilhando.
3 – Ler o texto 3 (Avaliação para inclusão: alfabetização para todos), elaborar uma questão
sobre o texto para debater com a turma.

4 – Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos
grupos; planejar uma aula que contemple a principal dificuldade
identificada na avaliação; usar um livro do PNLD - Obras Complementares.
(Acervo PNLD Obras complementares).
3º Momento (4 horas)
1 – Ler texto para deleite: Rápido como gafanhoto, de Audrey Wood. São
Paulo: Brinque-Book, 1999.
2 – Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre o documento curricular da secretaria
e a proposta de direitos de aprendizagem inserida na seção Compartilhando.
3 – Ler o texto 3 (Avaliação para inclusão: alfabetização para todos), elaborar uma questão
sobre o texto para debater com a turma.
5- Discutir sobre as questões elaboradas com base nas sugestões de leitura.








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